quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Sobre Saramago.



"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara."


E finalmente eu fui ver o filme do melhor livro que já li em toda a minha vida. E por incrivel que pareça, saí feliz do cinema - mesmo saindo bem mais pobre de lá, ô ingresso caro do cassete!!!

Então, quem gosta de filme com historias fofas, gente sorridente e superficial, nem perca tempo. Essa é uma história triste segundo Saramago, é a história mais sofrida que ele escreveu e ele queria que seu publico sentisse essa tristeza também... Comigo ele conseguiu. Tanto o livro como o filme mostram o ser humano como ele é, sem cortes, sem rupturas. Nos faz enxergar através da cegueira branca o quão frágil é o ser-humano.

Mas enfim, atores ótimos, com rostos lindos... Mas... o que eu faço agora com o MEU Médico? Com a MINHA mulher do médico? Com a MINHA mulher de óculos escuros? Com o MEU velho de tapa olho? O único personagem que se pareceu na ficção e na minha imaginação foi o menino...

Comecei a ler o livro novamente. E as MINHAs imagens não aparecem mais na minha cabeça. As vozes, os lugares, as roupas... Tudo é lembrança de algo que eu vi...
Filmes são ótimos. Mas baseados em livros, mesmo que super fiéis as histórias, destroem o que há de mais singelo na leitura: Quando você entende o que é ver no escuro.

Nenhum comentário: